Blog

Tribo RafaBlue

 

Dieta Low Carb Vegana e Vegetariana

Para quem não sabe, sou vegetariana há quase 10 anos. Nunca tive problemas com aumento de peso, nem antes da mudança para a alimentação vegetariana e nem depois, porém nos últimos 2 anos tive um aumento considerável de peso, beeem considerável, minhas escolhas alimentares começaram a tender mais para os carboidratos, principalmente a noite e a receita para o ganho de peso é certa rsrsrsrs.

 

Resolvi tentar perder o peso com dieta low carb

 

Optei por uma dieta low carb( baixo carboidrato) que tem várias evidencias que ajuda sim no emagrecimento. Então vou fazer uma lista de alimentos "permitidos", sempre se ressalta muito o consumo de carne nestas modalidades de dieta, mas e quem não come carne vai passar fome na dieta ou não vai conseguir fazer?

Vamos lá:

 

A lógica é relativamente simples, substituir o excesso de farinhas, cereais e açúcares que são basicamente carboidrato puro e simples, com alta carga e índice glicêmico, por versões low carb, aumentar o cunsumo de proteínas e lipídeos( gorduras).

 

✍🏻 Anote aí:

 

verduras

legumes

oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e suas farinhas)

coco (fruta, leite, óleo, manteiga, farinha)

abacate

sementes (chia, linhaça, girassol, gergelim, abóbora)

frutas com moderação (as com menor teor de carbo: morango, berries, Açaí puro  (sem xarope de guaraná), limão, kiwi , maracujá, limão, pera)

azeite de oliva

azeite de dendê

quinoa em grãos   

leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico deixar de molho 24hs- estes alimentos são ricos em proteínas)

farinha de grão-de-bico

cogumelos fresco e secos

alga marinha

produtos de soja APENAS fermentados: tofu, missô e shoyu, orgânicos/macrobiótico de preferência.

 

 

✨️Para vegetarianos, incluir alimentos como ovos, manteiga, creme de leite, leite, iogurtes ( ler o rótulo para escolher opções com menos carboidrato)

.

 

Algumas dicas para quem pretende seguir        dieta low carb:

 

 

⚠Todos os alimentos listados tem calorias, excesso de caloria engorda, então coma com moderação! Procure um profissional para te ajudar  a saber quantas calorias você precisa por dia, te orientar e saber se você está apto a iniciar a dieta.

 

⚠Tenha um método para mensurar estas calorias e o percentual de macronutrientes ( carboidrato, proteína e lipídeos) até você se habituar, os aplicativos de celular ajudam muito.

 

⚠Evite monotonia alimentar, isso é pouco estimulante e pode fazer qualquer um de nós mortais ter uma compulsão a qualquer momento!

 

⚠ Cuidado com sucos. Invista em suco verde!

 

⚠Seja constante, não faça 3 dias de low carb extrema e nos outros coma em excesso!

 

⚠Cuidado também com farinhas como a de amêndoas, já que precisa de muitas amêndoas para fazer um pouco de farinha.

 

⚠Não espere perder peso do dia para a noite, tenha paciência!

 

⚠Pondere sempre!

 

⚠ Mais uma vez, não é porque os alimentos estão na lista que se pode come-lós a vontade.

 

⚠Acostume-se a ler rótulos ou pesquisar na web sobre os ingredientes e quantidade de carboidratos por porção de cada alimento antes de comprar.

 

⚠Pensar em um novo estilo de vida, pois se ao atingir objetivos você voltar a comer carboidratos em excesso, irá engordar novamente ( não tenha dúvida).

 

 

 

 

Algo que esqueci de falar é que o percentual de carboidrato na dieta low carb pode ser entre 20% a  40 %, e o restante dividido entre o lípideo (maior quantidade) e proteína. Se abaixar mais de 20% do carboidrato é outra modalidade de dieta, que é a cetogênica.

 

Imagem relacionada

 

 

♨ Vou deixar  no final do post duas receitas low carb, que aprendi com Willian Reis que super me ajuda com ótimas dicas  e faz qualquer dieta ser bem mais saborosa e divertida!

Low-Carb-Diät.jpg

Mas a dieta low carb só faz emagrecer?

 

 

Não. Existem diversos benefícios associados a esta dieta. Vou listar alguns:

 

✴Aumento dos níveis de colesterol HDL (o “bom”)

✴ Diminui os níveis de colesterol LDL ( o "ruim")

✴Os níveis de açúcar no sangue e insulina são reduzidos, com uma melhoria importante na diabetes tipo 2.

✴Pressão Arterial tende a diminuir bastante

Dietas low-carb são as mais eficazes  no tratamento  de síndrome metabólica

✴Diminui o risco de doenças cardiovasculares. 

 

 

RECEITAS LOW CARB

Trufas  Low Carb de Chocolate e Abacate!

 

Ingredientes:

✨1 abacate maduro

✨¾ xícara de chocolate amargo, derretido ou cacau em pó( veja o post sobre)

✨½ colher de chá extrato de baunilha

✨¼ colher de chá de canela cacau em pó.

 

♨Modo de Preparo♨

 

1. Derreta o chocolate em banho-maria. 2. Em outra tigela, amasse o abacate. Quando o chocolate estiver derretido, despeje o purê de abacate e misture. Adicione a baunilha e canela.

3. Misture até ficar homogêneo e coloque na geladeira por cerca de meia hora. Quando a massa estiver dura, faça bolinhas com as mãos.

4. Passe as trufas no cacau em pó e sirva.

ab.jpg
abb.jpg
abbb.jpg
pizza de abobrinha.JPG

Receita de Pizza low carb

 

Sem segredo nenhum, mas com muuuito sabor!!

 

Ingredientes:

✨2 Abobrinhas

✨Queijo muçarela

✨Tomate

✨orégano

✨cebola

✨azeitona

✨Palmito

 

♨Modo de Preparo♨

 

1.Fatie 2 abobrinhas com fatiador (tem que ficar bem fininha).

 

2.Coloque em uma forma de pizza. 3.Acrescente o molho de tomate (caseiro).

4. Adicione queijo mussarela, e o recheio da preferência (usei cebola roxa, tomate cereja e orégano).

5 Adicione palmito picadinho

6.Leve ao forno pré-aquecido 200 graus, por 20 min. 

7.Depois, adicione o ovo cozido 

Que tal pensar na low carb como estilo de vida?

08 de agosto de 2017

 

Edit honesto: Bom, o que falei aqui em cima foi porque acreditava e realmente surtiu efeito na época, porém deixei de acreditar nessas dietas pelo seguinte, ou vira estilo de vida ou se perde o efeito adquirido no tempo da low carb se velhos hábitos forem retomados, e acho que a chance é grande, ainda mais aos adeptos de dietas muito restritivas.

 

Hoje, após tentar várias coisas, vejo que exaltar um macro e diminuir o outro não é uma solução para quem quer manter o corpo a longo prazo e para quem ganhou peso por comer algo em excesso.

 

No meu caso, eu gosto de comer normal, alimentação brasileira tradicional e essa low carb não é boa pra mim, pode ser que muitas pessoas serão felizes comendo pouquíssimo carboidrato pra sempre, eu não. Faz um tempo que estou no processo de reeducação alimentar e como de tudo e com moderação, efeito satisfatórios. :D

 

Inclusive eu agora tomo um cafezinho com açúcar, passei muitos anos usando somente adoçante (na minha casa nem comprava açúcar) e acabava sentindo falta de doces frequentemente e comia... Passei uma semana na casa de uma pessoa que não usa adoçante, tomei café com açúcar 2 vezes por dia e nesse tempo não senti vontade de comer mais nada doce, nada mesmo! E não comi... Agora tomo um cafezinho com açúcar em casa, uma vez por dia e nem é tanto açúcar assim  e já não tenho vontade louca por doces.

 

Não estou desprezando a low carb, ela surte efeito, emagrece e o tempo para perder peso é menor, mas não é um estilo de vida pra mim, pois não vou seguir pra sempre e não quero efeito sanfona!

 

Posso considerar a dieta quando eu precisar perder um pesinho mais rápido ( me julguem) rsrsrs

 

Estou andando a passos largos para voltar ao meu corpo e estou voltando a comer como sempre comi, sem excessos, sem falta, normal!

 

É isso!

 

Ahhh e o pesinho que ganhei não foi só devido a alimentação, tive algumas alterações de saúde que influenciaram muito, agora está tudo corrigido e funcionando certinho! 

 

 

Edit 2: Não estou falando para comer carboidrato loucamente, menos ainda para comer aquele amontoado de processados, ultra refinados, cheio de conservantes e etc, tudo com moderação, alimentação equilibrada com proteína, carboidrato, lipídeo. Como estou falano de mim, não tenho nenhuma condição de saúde que me limite; há casos que restriçoes são ecessárias. ok?!?!?

 

Comi assim a vida toda, em casa tive boa educação nutricional, aprendi fazer escolhas desde criança, a comer de tudo. Minha mãe até controlava as besteiras (iogurte, aqueles creminhos rosa, achocolatado) e falava : 1 por dia!!! A gente aceitava e ficava satisfeito. Criança com limite! Até lembro que quando ganhávamos bala na escola, levávamos para casa e ela distribuía para não comermos tudo de uma vez. :D   Isso eu tinha 5, 6, 7 anos. 

 

Sempre tive um corpo que acho adequado pra mim, isso mudou por um tempinho ( 2 anos) mas agora está alinhado. Eu atribuí toda a mudaça de corpo a comida e ela foi só uma parte, não foi só pela comida! 

 

Edit 3: Continuo não comendo bichos! 

 

 

 

 

 

 

O ideal é sempre buscar orientação profissional antes de iniciar uma dieta, para saber se está apto a realizá-la.  Este post não substitui a consulta com um prossional de saúde.

Comment Form is loading comments...